Uso da Bússola

Todos nós, que nos aventuramos em meio a natureza, devemos saber utilizar a bússola de forma correta, em poucas palavras, escrevo como se utiliza a bússola.
DIREÇÕES E AZIMUTES
 As distâncias e as direções são empregadas para locar pontos ou objetos sobre o terreno ou sobre uma carta em relação a pontos conhecidos. Para diversas finalidades, a direção é expressa, geralmente, por um ângulo formado com uma "direção base" (Norte Magnético) fixa, ou facilmente determinável.  Determinamos a posição de um ponto em relação a outro, na carta, mapa ou no terreno, por meio de azimutes.  Azimutes são ângulos horizontais medidos no sentido do movimento dos ponteiros dos relógios, a partir de uma "direção base". Podem ser medidos com a utilização da bússola ou transferidor.  
Bússola. 
A) É um instrumento destinado à medida de ângulos horizontais e à orientação no terreno e da carta. 
B) Suas medidas são determinadas por uma agulha magnetizada que indica, por princípios da física terrestre,  o  Norte Magnético.
C) A bússola é um material indispensável na orientação e seu perfeito conhecimento é condição básica para utilizá-la corretamente. Apesar de haver vários tipos de bússolas (dependendo da fábrica que as produz), não há diferenças marcantes entre elas, já que todas seguem os mesmos princípios. Para fins didáticos, usaremos como exemplo uma bússola da marca "Silva", uma das mais famosas, a qual tem o seu limbo graduado em graus (0º a 360º). Caso a bússola seja graduada em milésimos, deve-se realizar a conversão necessária, lembrando que 360º equivalem a 6400''' (milésimos), ou seja, um grau equivale a aproximadamente 18 milésimos (17,7778"' mais precisamente).    Como utilizar a bússola? 
(1) Podemos utilizar a bússola para dois trabalhos principais, os quais serão descritos:   
(a) Para determinar o azimute de um ponto: - Apontar a seta de navegação para o ponto que se deseja. - Girando o limbo, coincidir a seta de orientação com a agulha imantada (seção
vermelha).
- Realizar a leitura da graduação sobre a seta de navegação.
(b) Para seguir a direção de um determinado azimute: - Registrar na bússola o azimute determinado. - Girar toda a bússola até que a agulha imantada (seção vermelha), coincida com a seta de orientação. - A direção para a qual a seta de navegação apontar é a direção determinada por aquele azimute.

Obs.: Contra- Azimute (C Az) 
(1) É o Azimute da direção oposta.
(2) C Az = Az + 180º ( caso o Az seja menor que 180º)
(3) C Az = Az - 180º ( caso o Az seja maior que 180º)
(4) Por exemplo, se o azimute de uma direção é 270º, o contra - azimute será 90º (270 - 180 = 90º).
ATENÇÃO: Precauções no Emprego da Bússola. Todas as massas de ferro ou campos elétricos devem ser evitados com uma distância mínima de segurança (de acordo com o que se segue):

Meios a serem evitados 
Distância Linhas de alta tensão 60 metros 
Veículos 20 metros
Linhas de baixa tensão 30 metros
Arame farpado 10 metros
Transformadores 03 metros.
Referência: Nota de aula do CBM (2012). Exército Brasileiro - Direitos Reservados.


Comentários

Postagens mais visitadas