Preparando seu acampamento

  Falamos no post anterior sobre a sua preparação antes de ir para o "TERRENO", lá você achará dicas importantes de como se deve providenciar seu preparo intelectual (cognitivo), psicomotor (treinamento físico), e ainda a parte afetiva (aviso a familiares e amigos), e o preparo logístico (preparação de todo material, incluindo suas listas).
  Neste novo post falaremos como deverá preparar seu acampamento, de forma eficaz e rápida.
  Com essas dicas esperamos passar conhecimento necessário para que seu período no TERRENO seja mais proveitoso, quer em um simples acampamento ou em uma situação de sobrevivência. 
  Já é de pleno conhecimento, da maioria dos especialistas, que o abrigo é de maior importância e prioridade quando se chega no terreno. Dele dependeremos para nos defender de qualquer intempéries, seja uma chuva torrencial, nevasca, ou qualquer outro tipo de tempestade em qualquer ambiente. O seu abrigo pode ser bem simples (rede com poncho ou um rabo de jacu), ou mais sofisticado (barraca ou tapiri duplex). Os abrigos improvisados existem em sua infinidade para cada função específica, (abrigo de fogo, abrigo para descanso, abrigo para cozinha, abrigo para latrina e etc...), com isso o que terá de levar em consideração é a sua finalidade, tempo de confecção, pessoas envolvidas (na sua montagem), tempo que pretende ficar no terreno (simples acampamento ou situação indeterminada de sobrevivência) e a localização da área (selvas, desertos, geleiras e etc...).  Isso tudo interfere no tipo de abrigo escolhido, porém, o que se tem que ter em mente. é que ele tem que ficar afastado do chão, pois, a maioria dos insetos (70%), estão até 70 cm do chão. Além disso, nas selvas existe o alto índice pluviométrico, que pode facilmente chegar a 10 mm por hora, esse índice provoca as famosas enchorradas (rios volumosos provocados pelo aumento repentino do nível da água que se junta das trombas d'água), que arrastam tudo que veem pela frente, fazendo com isso aumentar a  importância do abrigo ser afastado do chão nesses ambientes. 
  Outro item de extrema importância para a sobrevivência, é o fogo, com ele poderemos purificar a água, preparar alimentos, ter uma segurança relativa contra os animais de hábitos noturnos, que podem ser perigosos (onças, leões, tigres, ursos, entre outros), que se sentem acuados ao ver a luz do fogo. Podemos também, ter um excelente conforto nos aquecendo, secando nossas roupas e fabricando ferramentas e armas. O simples fato de passar a ponta de uma lança no fogo a deixa muito mais resistente e dura, 
  Mas como conseguiremos fazer fogo em um local úmido? Essa é a pergunta mais feita por todos meus alunos quando entro nesse assunto nos meus cursos!! Todos nós sabemos, que é um tanto quanto impossível fazer fogo debaixo d'água, então como conseguimos fazer fogo com madeira molhada? Na verdade é bem simples, ensinamos em nossos cursos (nos reservamos no direito de não compartilhar essa técnica aqui, pois alguns estão plagiando nossas técnicas sem fazerem nossos cursos e ainda falando que as técnicas ensinadas são de sua autoria), essa técnica é testada e aprovada em nossos cursos, É de conhecimento de todos que a nossa fonte de conhecimento são os diversos cursos que fizemos nas FFAA, e de experiência pessoal nos cursos que ministramos tanto em cursos militares quanto para os civis.
  Uma outra medida que tomamos, é colocar o fogo em uma plataforma elevada, que pode ser feita colocando areia ou argila por baixo da base do fogo. Tendo em vista sua importância e dificuldade de confecção, recomendamos que nossos alunos sempre levem em seus kits  (Fósforo impermeabilizado, isqueiros, pederneiras, velas, e etc...).
  Outro assunto importante é a água, como consegui-la, como tratá-la e torná-la própria para o consumo humano? Todos sabemos que não podemos viver mais de três dias sem água, então ela deve ser uma das principais prioridade em uma situação de sobrevivência. No entanto, não adianta eu achar água e não conseguir purificá-la eu ou filtrá-la. Portanto, voltamos ao fogo, e para ter fogo precisamos ter o abrigo, daí a nossa relevância para que o abrigo seja sempre feito primeiro. Em seguida se desenvolve uma reação em cadeia que é do início (AFA+A/SS) Abrigo, fogo, água, alimento, sinalização e segurança. Então como encontrá-la ? Os melhores locais são em leitos de rios secos, partes baixas do terreno, em poças d'água resultante de chuvas, em algumas plantas tipo bromélias e em muitos outros locais de acordo com o terreno. Pode-se também derreter a neve desde que ela não tenha em sua superfície uma camarada avermelhada ou rosada, pois é um fungo muito venenoso, Então após achada, a água deve ser tratada, e como devemos fazer isso? podemos tratá-la com fervura ou filtrá-la. A filtragem retira apenas partículas suspensas e não elimina as bactérias ou patógenos existentes na mesma, por isso o ideal é ferve-la ou tratá-la com algum produto químico (cloro ou iodo), e depois purificá-la com a filtragem. que pode ser um filtro improvisado com um pedaço de tecido ou aquele velho conhecido das escolas, filtro improvisado, (filtro, de areia e pedras, em camadas), 
  Entramos agora no quesito alimentação, desde os primórdios da sociedade humana, sabemos que nossos ancestrais eram coletores de frutas e raízes, e que depois disso viramos caçadores de animais. A parti daí, o fogo fez uma enorme diferença, quando se passou a cozinhar os alimentos começou a ser desenvolvido uma parte muito singular do cérebro, E graças a isso, reduzimos uma alimentação de até 9 horas e 30 por dias, para três refeições diárias, de não mais de 10 minutos cada. Sem contar na quantidade de alimentos que seria muito maior, e em uma situação de sobrevivência, nem sempre poderíamos encontrar tanto alimento assim todos os dias. 
  Em se tratando de sobrevivência humana todos deveríamos conhecer a regra de três da sobrevivência onde não podemos ficar 3 minutos sem respirar, 3 horas em clima muito frio ou muito quente sem um abrigo adequado, 3 dias sem água, 3 semanas sem alimentação. Lógico que existem as exceções, e os recordes mundiais, mas, aqui estamos falando para pessoas normais e comuns, e não para grandes atletas. E outra regra de três da sobrevivência é sobre os alimentos de origem anima,l que são as exceções que contenha pelo menos três letras "u" no nome (cobra surucucu, sapo cururu, ave urubu, e peixe baiacu* este último pode ser consumido após a retirada de sua glândula venenosa). 
  E para conseguir os alimentos de origem animal, deverão ser feitas várias armadilhas por um período minimo de 3 dias, sendo sempre fiscalizadas por no mínimo 2 vezes ao dia, e quando for tratar a sua caça, não faça isso próximo ao acampamento pois atrairá animais predadores, que podem ser muito perigosos para todos do acampamento. 
  Falando agora da sinalização e segurança, a sinalização diurna poderá ser feita com fumaça preta, feita com materiais sintéticos. Ou fumaça branca, a mesma poderá ser confundida com a serração da selva que é muito comum, principalmente após uma chuva. Ou apenas fogueiras, sempre, em trio, poque os sinais internacionais de sinalização são sempre em três (três fogueiras, três traços de toras alinhados, três apitos, três tiros, três letras S.O.S. etc...), e a noturna pode ser feito com fumaça branca, esta só será visível através da luz dos faróis das aeronaves, que podem também ser confundidos pela neblina ou serração, como na sinalização diurna. E em se tratando de segurança a vigilância deverá ser feita em turnos de pelo menos 3 indivíduos, divididos um por turno, e a alimentação deverá ser controlada por apenas um indivíduo, pois se ele comer não vai interferir tanto no final. 
  Espero ter atendido as expectativas dos nossos leitores e amigos, a opinião de todos é muito importante para que possamos criar as nossas matérias. 
  
  Fonte das pesquisas www.scielo.br, e veja.abril.com.br.

  Fernando Riva Coordenador da Equipe Onça Negra sobrevivência e Montanhismo             
  

Comentários

Postagens mais visitadas