Sobrevivência

  Sobreviver significa: RESISTIR E ESCAPAR. A sobrevivência em plena selva estará em íntima ligação com o tempo que nela se permanecer... (trecho extraído do Manual de Sobrevivência na Selva do Exército Brasileiro). Isso dito vamos a necessidade básica para qualquer um sobreviver em qualquer ambiente, primeiramente se precisa de conhecimento, sem este não sobreviverá por mais de alguns minutos, após, precisará de um psicológico forte, viver sozinho ou em grupo em lugar que não se conhece não é fácil, ainda mais quando nesse local está cheio de animais que querem lhe devorar. Então quando nos encontramos nessa situação devemos priorizar algumas regras que por processo mnemônico, podemos colocar ESAON Estacione, Sente-se, Alimente-se, Oriente-se, e Navegue. 
Estacione ? O que vem a ser isso? É o simples fato de você parar de ficar andando, por vezes em círculos, é você descansar, associado ao Sentar-se, pode, também, ser aprimorada com a construção de um abrigo para sua melhor proteção.
Alimentar-se essa, talvez seja a parte mais difícil para um sobrevivente conseguir realizar, pois é a que mais lhe requer conhecimento e perícia, inclui a confecção de armadilhas e preparo de animais, assim como habilidades para o reconhecimento de vegetais próprios para o consumo, através da sigla C.A.L.(cabeludo, amargo e leitoso), poderemos identificar os alimentos inadequados para o consumo, salvo suas exceções. 
Como me orientar ? Todos conhecemos a bússola. Antiga e atual ela sempre foi muito eficaz quando o assunto é orientação, mas quando não dispomos desta valiosa ferramenta poderemos usar os meios expedidos de orientação ( visualização das estrelas, casas de pássaros, musgos de árvores e etc...).
Mas não podemos falar de sobrevivência sem antes falarmos das suas prioridades. Você sabe quais são ?
Nossa principal prioridade é a nossa PROTEÇÃO, pode ser uma simples roupa de neoprene, quando estamos em água gelada, passando por uma roupa corta vento, quando estamos nas montanhas, até os mais complexos abrigos permanentes que possamos construir, a nossa capacidade de sobreviver em água gelada (igual ou abaixo de 14°C) é drasticamente reduzida para 6 horas, se comparada a água na temperatura média do Oceano Atlântico (16°C à 18°C) que é de tempo indefinido. Se estivermos em um deserto onde a temperatura média e de 50°C durante o dia, uma simples sombra alivia em 20°C e se escavarmos apenas 20cm de areia a temperatura da mesma cai em torno de 20°C deixando, assim, o clima mais suportável aumentando nossas chances de sobrevivência.


A próxima prioridade é o nosso RESGATE, devemos nos preocupar com ele pois poderemos não ter mais chance de voltar pra casa, de acordo com a convenção SAR{(Search And Rescue ), Busca e Salvamento}, as equipes são reduzidas a 50% após 72 horas é a 90% após 7 dias, e se não formos encontrados o mais rápido possível poderemos não ser mais.
 Resultado de imagem para sinalização de sobrevivência
A nossa próxima prioridade é a HIDRATAÇÃO, já é sabido de todos aqui que nós podemos nos manter sem ingerir água até 72 horas, (em condições normais), daí vem a nossa terceira prioridade.
A próxima é a nossa NUTRIÇÃO, o ser humano pode permanecer até 3 semanas sem ingerir nutrientes. Porém após alguns dias (5 em média), sua capacidade de raciocínio é muito prejudicada, e quando associada ao clima extremo e a falta d'água, isso se agrava, ainda mais.


Fernando Riva.
Instrutor Chefe e Coordenador 
Equipe Onça Negra Sobrevivência e Montanhismo.
Capacitação de Recursos Humanos 


Comentários

Postagens mais visitadas