Qual mochila escolher?

   Todos nos já fizemos alguma dessas perguntas: Com às mais variadas possibilidades de aventura, e missões, qual mochila escolher ? E após a escolha da mochila, o que deverei levar nela? Será que escolhi a mochila correta para minha atividade? Posso ter mais de uma mochila, pois, pratico diversas atividades?
   Essas e muitas outras são às perguntas que passam em nossa cabeça, quando pensamos em comprar uma mochila que nos ajude em nossas atividades.
   A intenção com este post é ajudar a todos (iniciantes, e experientes), a escolher, e melhor utilizar sua amiga inseparável, ou como, nos militares, costumamos dizer "casa".
  Para obter maior proveito das mais variadas possibilidades que elas possuem, vamos começar?
  As mochilas se diferenciam por vários modelos que incluem diversos formatos e tamanhos, más tudo isso tem uma finalidade a sua aplicabilidade.
  As mochilas podem ser classificadas quanto ao seu uso Civil (caminhadas: curtas, médias ou longas; acampamentos: até um, dois, três ou mais dias; e infinitas outras atividades ) ou Militar (de acordo com a missão e/ou para vários terrenos, ou ainda de acordo com sua Organização Militar), quanto ao seu tamanho podem ser medidos em litros ou dias de atividade: de um dia (25 à 35 litros) à três dias (60 à 75 litros), ou até maiores chegando, em alguns modelos e necessidade, à mais de 120 litros, neste último caso, a mochila vem dividida em várias partes, tendo, entre várias outras, uma parte exclusiva para se colocar os materiais de dormir (saco de dormir e isolante térmico), os itens de uso misto (geralmente bolsos laterais ou superiores), onde podem ser acoplados apenas quando forem necessários, evitando-se levar "mochila em excesso", isso facilita em todas ocasiões, pois poderá ter várias partes já prontas (com seus kits já preparados e quando for usá-los, é só acoplar na mochila), e quando retornar de uma missão, ficará mais prático apenas trocas às parte do que organizar do que toda sua mochila.
  Em se tratando de mochilas temos:
  As mochilas de até 35 litros, também são chamadas de "mochilas de ataque", pois são construídas para serem usadas sem intuito de se pernoitar, podendo vir acoplada com um local, ou mesmo com recipiente próprio para bolsas de hidratação, seu  uso é mais frequente entre amantes de caminhadas e por corredores de aventura, até mesmo para algumas operações militares onde está previsto o retorno à base antes do findar do dia.
  As mochilas com mais de 35 e menos de 70 litros, são mochilas que foram construídas pensando nos pernoites {(até dois), em alguns casos as operações militares podem exigir que se leve uma mochila menor  (60 litros), para se passar até 72 horas em operações}, pois, este espaço a mais que ela tem é exatamente para se transportar saco de dormir, barraca, roupas de muda, acessórios para pernoite, etc.
  As mochilas com mais de 70 litros, são confeccionadas para longas jornadas de aventura ou operações (três dias ou mais), em alguns modelos.
  Devemos ter em mente que quanto maior a mochila, maior o peso para se transportar, então se prepare, pois vai gastar mais calorias para transportá-la em suas aventuras ou operações.
  Aqui estão alguns modelos de mochilas civis e militares que já possuí.



   
Modelo A.L.I.C.E.®️ ( ALL-PURPOSE LIGHTWEIGHT INDIVIDUAL CARRYING EQUIPMENT) - tradução: (EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE INDIVIDUAL LEVE , PARA "TODAS MISSÕES"). 
Obs: Este modelo só permite acoplar os acessórios tipo ALICE®️, de forma original.


Cargueira Modelo "Montanha 75L" Trilhas e Rumos ®️ 
Obs.: Este modelo não permite acoplar acessórios de forma original.

MOLLE II®️ (Modular Lightweight Load-carrying Equipment Gen II), tradução: (EQUIPAMENTO MODULAR LEVE DE TRANSPORTE DE CARGA 2ª Geração). Obs.: Esta geração (2ª), permite o transporte de equipamentos no sistema MOLLE®️ e ALICE®️, de forma original.

  Vantagens e desvantagens.
  Como podemos observar, cada modelo tem uma finalidade, por exemplo: 
  O modelo ALICE, é melhor adaptado para uso no interior da selva amazônica do que os outros dois aqui apresentado, pois seu modelo, sem anéis de fixação ou excesso de fitas externas, possibilita um melhor deslocamento sem se "enganchar" nos galhos e raízes daquela selva;
  O modelo MONTANHA ®️, é melhor para atividades de montanhismo (como o próprio nome já diz), pois seu formato mais alongado e fino, permite que o peso fique melhor distribuído ao longo das costas e não na lateral, propiciando melhor equilíbrio em trechos de subidas onde escorregões e tropeços são comuns, se tivesse "excesso" lateral as quedas seriam mais frequentes ou poderiam dificultar em passagens estreitas (chaminés, ou fendas);   
  Por fim, o modelo MOLLE®️, seria o mais versátil de todos, pois permite uma melhor adaptação dos diversos ambientes de operação (me refiro às operações militares), com a retirada dos bolsos laterais ela ficaria estreita como o modelo MONTANHA®️,  ou se escondesse as fitas externas ela ficaria com a usabilidade do modelo ALICE®️, sem perder a funcionalidade  e versatilidade do modelo  MOLLE®️.


Fernando Riva 
Instrutor Chefe e Coordenador 
Equipe Onça Negra Sobrevivência e Montanhismo 
Capacitação de Recursos Humanos com Responsabilidade e Experiência

Comentários

Postagens mais visitadas